Monday, June 22, 2015

Gamification e Game Design

Recentemente foi concluída a Competição Interna de Games no ITA, em que calouros da iniciativa ITABits, de desenvolvimento de software, montam grupos e fazem o melhor jogo possível em aproximadamente um mês de desenvolvimento. Sendo vice-presidente da iniciativa, estava empolgado pelos jogos a serem apresentados e, apesar de satisfeito com a qualidade técnica (bem polidos, completos e com mecânicas interessantes), não pude deixar de notar como muitos pecaram em conceitos básicos de game design.

Para os que não conhecem, game design são as regras gerais de como um jogo deve ser feito a fim de ser o mais agradável possível ao jogador. Game design dá um guia geral de como estruturar seu programa de tal forma a torná-lo mais intuitivo, simples e divertido. Como se trata da relação de um desenvolvedor com um usuário, acho que é no mínimo interessante se ter uma noção básica de game design mesmo não sendo um programador de jogos, pois muitos do conceitos se aplicam também à outros projetos de desenvolvimento de software.

Percebendo essa falha nos jogos do CIG, me candidatei a dar aulas de Game Design básico para os calouros da T20 e quaisquer veteranos interessados. Essa plataforma seria excelente para marcar o progresso enquanto eu preparo as aulas e adquiro mais conhecimento sobre o assunto.

Em outras notícias, vou começar logo depois das férias uma Iniciação Científica em Gamification (uso de mecânicas de jogos e competitividade, como leaderboards e achievements, para incentivar usuários de software que não são jogos). Vou trabalhar com a Esfinge Framework em Java, e também pretendo comentar sobre o que aprendo nessa Iniciação Científica intrigante.

Até lá!

No comments:

Post a Comment